Muitos empresários e gestores ainda não entenderam a verdadeira função da área de marketing dentro das empresas, chegando ao ponto de imaginarem que o departamento deve ser focado na criação de artes para as redes sociais.

Já atendi dezenas de clientes que na primeira reunião relatam uma enorme insatisfação com a falta de resultados significantes para o negócio.

Porém, quando questiono sobre a relação direta da equipe de marketing e o alinhamento com os demais departamentos – principalmente com o comercial – muitas vezes a resposta resume-se apenas na criação de materiais de suporte para as vendas, e-mail marketing, catálogo e redes sociais.

Mas onde estão as estratégias? Já ouviu falar em planejamento?

Independente do setor, implantar um novo departamento não é uma tarefa fácil e precisa ser estruturada por um profissional, além de muita atenção e cautela.

Dessa forma, torna-se fundamental a definição do “fluxo de trabalho”, seguido da contratação e treinamento da equipe, criação do plano de marketing e obrigatoriamente a mensuração dos resultados de forma contínua.

Frequentemente atendo empresas que possuem um único profissional responsável pela criação de artes, postagens, feiras, embalagens, catálogos, desenvolvimento de novos produtos, atualização do site, pedidos na loja virtual, SAC, links patrocinado, etc.

São dezenas de funções paralelas que vão além da capacidade de um único indivíduo e acaba causando sobrecarga, atrasos contínuos, queda na produtividade/criatividade, além da falta de inovação.

Ok… Mas afinal, qual é a verdadeira função de um departamento de marketing?

De uma forma clara e objetiva, o departamento de marketing tem como principal tarefa o estudo do mercado e dos clientes e a elaboração de estratégias que atingem de forma efetiva os futuros clientes e fidelize os atuais, tornando a marca relevante e resultando no aumento das vendas e faturamento.

Qual deve ser o tamanho da minha equipe?

Tudo depende do seu objetivo de marketing e quais serão as áreas que você pretende investir. O setor de marketing é muito abrangente e pode comportar profissionais de todas as áreas, como publicitários, designers, analistas, redatores, comunicadores, assessores de imprensa, etc.

A situação fica ainda mais complexa se pensarmos no âmbito do marketing digital, pois essa listagem poderá triplicar, assim como os investimentos necessários em equipamentos e salários.

Entre as funções mais conhecidas para as equipes de marketing digital, encontramos: Produtor de conteúdo, Analista de redes sociais, Programador, Analista de SEO, Analista de marketing de influência, Analista de mídia de performance, Growth hacker e Analista de tráfego web.

Quando vale a pena terceirizar?

Nem sempre a melhor saída é contratar profissionais que trabalharão integralmente na empresa. Às vezes vale mais a pena terceirizar parte dos serviços de marketing.

Fazer essa avaliação é muito útil para ajudar a equilibrar o que será cuidado internamente e o que pode ser colocado nas mãos de parceiros igualmente qualificados. Neste caso, em vez de procurar por funcionários, terá de procurar um ótimo parceiro.

Se você precisa implantar ou melhorar o departamento de marketing em sua empresa, confira abaixo alguns tópicos que podem lhe ajudar nesse processo:

  • Defina de forma clara quais são os objetivos de marketing da sua empresa;
  • Estipule uma verba de marketing para o departamento;
  • Escolha cuidadosamente a sua equipe e cargos necessários;
  • Crie um plano de ações e metas claras;
  • Faça a integração e o alinhamento entre os departamentos;
  • Mensure os resultados com reuniões e relatórios quinzenais;
  • Incentive a realização de cursos e treinamentos para qualificação;
  • Promova a colaboração entre os departamentos na empresa.

Caso você esteja com dúvidas nesse processo de implantação, me coloco a disposição para lhe ajudar, basta clicar aqui para agendar nosso bate papo.

Nesta publicação, vimos algumas informações importantes sobre a estruturação de um departamento de marketing, visando a expansão dos resultados para sua empresa.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *