Estratégia simples que funciona no Marketing Digital

Hoje tenho apenas um relato, mas que muita gente deveria ler e começar a praticar.

Quem realmente me acompanha, já sabe que eu sempre falo da importância de treinarmos os nossos clientes, ou seja, mostrar detalhadamente todos os assuntos que eles precisam saber a respeito dos nossos produtos e serviços.

Mas hoje eu quero compartilhar com você, algo que aconteceu comigo…

No começo de dezembro do ano passado, apliquei um treinamento voltado para gestores comerciais e para minha surpresa, vários profissionais não conheciam essa técnica.

Cada empresa era de um setor diferente, mas todas tinham problemas semelhantes. Principalmente no cenário comercial, com a baixa retenção de clientes e uma enorme dificuldade na abertura de novos mercados ao longo dos últimos anos.

Durante o treinamento, fui informado que muitos funcionários do departamento comercial tinham sido demitidos, e que isso era frequente, justamente por não baterem as metas de vendas. E toda a culpa sempre ficava nos vendedores e jamais nos gerentes. (infelizmente é um erro muito comum na maioria das empresas)

O treinamento teve duração de 2 dias, onde foi possível conhecer em detalhes o funcionamento de cada empresa. De forma individual, traçamos diversas estratégias para melhorar o desempenho de cada uma delas, incluindo a implantação de algumas metodologias de pós atendimento aos cliente, o que não era feito há anos por eles.

Fui acompanhando ao longo dos últimos 3 meses, toda a evolução dessas empresas para saber como estava o volume de vendas. Mesmo com as festas de fim de ano e o “famigerado” carnaval, o resultado foi surpreendente.

Ontem finalizamos o relatório de desempenho e 8, das 10 empresas presentes, tiveram um aumento médio de 23% nas vendas. Principalmente com a retenção de seus clientes, gerando maior lucro e economia para os negócios.

Sendo que 3 dessas empresas, se destacaram ainda mais e tiveram um crescimento médio superior a 57% em relação aos últimos dois anos (no mesmo período) e isso não é mágica.

estratégia aplicada é simples e consiste em ensinar os seus potenciais clientes sobre a incrível transformação que os seus produtos proporcionam para os clientes.

As 10 empresas criaram uma frequência para o compartilhamento dessas informações e toda semana colocavam novos conteúdos em seus site, incluindo vídeos, artigos sobre o setor, dicas de utilização, depoimentos, etc. Sempre replicando essas informações em suas redes sociais, WhatsApp e e-mails.

Em alguns casos, gravaram até vídeos com os clientes dando depoimentos e falando sobre a transformação e como os produtos haviam causado um enorme impacto no dia a dia deles.

Outro fator importante foi a grande redução na rotatividade de funcionários no departamento comercial, que antes era trocado praticamente todos os meses.

Mas agora, com metas reais e a estratégias de treinamento de clientes (conforme mencionei acima), as equipes se mantém firme e motivadas para desenvolverem seu trabalho com muito mais eficiência, eficácia e empenho.

São estratégias tão simples (posso até chamar de “básicas”) e que qualquer empresário e/ou gestor pode implantar em seus negócios.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, clique aqui e confira um artigo completo aqui do blog, onde eu falo sobre diversas técnicas para que você possa ensinar os seus leads e clientes como comprar da sua empresa.

Espero ter lhe inspirado e motivado com esse relato e desejo ainda mais sucesso em seus negócios.

Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *