Sempre recebo mensagens pedindo dicas e estratégias para alavancar as vendas utilizando as redes sociais, principalmente o Instagram.

Entretanto, não existe fórmula mágica!

O que podemos fazer é um conjunto de ações que ajudará a melhorar o seu posicionamento digital e consequentemente o desempenho das vendas.

Neste artigo não mencionarei sobre promoções e ofertas, pois será o assunto de um novo post nas próximas semanas.

Vamos lá…

Sempre começamos pela estratégia, ela é a base de toda comunicação assertiva, independente do formato.

Ou seja, antes de partir para criação do seu conteúdo, desenvolva de forma objetiva o seu planejamento, contendo as principais premissas do seu negócio e as metas que deseja atingir com esse canal de divulgação.

Após a criação do planejamento, recomendo fortemente que você analise e siga com muita atenção todos os tópicos abaixo:

Ative a Criatividade

Primeiramente, você deve entender que criatividade não significa exclusividade. Ser criativo requer um certo grau de inovação, a fim de apresentar algo de maneira inteligente e que não seja só mais uma marca falando o mesmo que as outras já falam. Porém, é válido seguir referências para inspiração e melhoria. Mas busque transmitir a sua essência de forma autêntica.

Foco no Conteúdo

Todas as dicas neste artigo são importantes, mas sem dúvida, essa é essencial para que você consiga atingir os melhores resultados. Invista a maior parte do seu tempo criando conteúdo relevante e não pense apenas em volume. O mais importante é a qualidade e nesse caso, a originalidade tem uma papel indispensável. Defina a sua persona ideal de cliente e crie os melhores conteúdos com base nas dores e necessidades desse perfil.

Hashtags

Provavelmente você já usa, mas talvez não saiba o enorme potencial que tem em suas mãos. Procure identificar as palavras-chaves do seu negócio, não apenas dos seus serviços e produtos, mas também dos seus clientes (o que ele precisa, como ele busca, quais as dores, etc).

Geolocalização

Marque os lugares que são importantes para o seu negócio, porém, marcando lugares mais específicos e menos abrangente. Como uma unidade específica, uma cidade com filial, um evento importante, um café da cidade onde você faz reuniões, etc.

Publicações Diluídas

Não publique tudo de uma vez! É extremamente interessante e recomendado diluir o seu conteúdo em pequenas doses ao longo do dia, tanto para os stories quanto publicações no feed. A possibilidade de atingir maiores públicos aumentará de forma expressiva.

Recursos de Engajamento

Utilize estratégias e recursos para as pessoas engajarem com seu conteúdo. Enquetes, perguntas e respostas, conteúdo colaborativo e Reposts são ótimas possibilidades. Incentive seus clientes a compartilharem momentos especiais com a sua marca e se possível, “crie” uma hashtag própria para monitorar as interações.

Utilize os Destaques

Desta forma você aproveitará o material que já publicou anteriormente. Além de ser uma excelente forma para exibir seus produtos e serviços divididos por linhas específicas, assim como feedbacks positivos de clientes, respostas padrões, novidades, etc.

Faça Lives

É uma estratégia simples, porém excelente para interagir com seu público, seja de forma rotineira ou esporádica. Utilize para criar uma ligação com seus clientes, de forma mais informal. Perguntas e respostas são as melhores formas para você começar a testar.

Recicle Conteúdo

Repita a postagem de conteúdos, mas com moderação. Determine um prazo de validade para suas postagens, isso lhe ajudará a entender quais são os conteúdos que podem e valem a pena serem resgatados.

Apareça nos Stories

Uma coisa é fato: pessoas se conectam facilmente com outras pessoas. Ou seja, quanto mais a sua marca possuir uma ligação humana, maior a probabilidade de conseguir cativar e conquistar a confiança de seus clientes e consumidores.

Trabalhe Vários Formatos

Não fique preso em apenas um formato de postagem. Você deve testar diversos modelos de conteúdo para entender quais possuem melhor performance, sendo assim, utilize os mais variados formatos, como vídeos, imagens, gifs, artes simples, artes tipográficas, fotos, etc.

Espero verdadeiramente que esses tópicos lhe ajude a melhorar o seu posicionamento digital, aumentando sequencialmente o seu volume de vendas.

São dicas simples, mas com certeza lhe trará resultados positivos se forem aplicadas corretamente.

No início você não perceberá grandes mudanças, mas tenha calma, mantenha a constância e persista. Sempre analisando e alinhando o planejamento com as ações.

Caso você esteja com dúvidas no processo de planejamento de marketing para redes sociais, me coloco a disposição para lhe ajudar, basta clicar aqui para agendar nosso bate papo.

Nesta publicação, vimos algumas informações importantes sobre como melhorar os resultados do seu negócio nas redes sociais, visando um melhor posicionamento e aumento das vendas.

Até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *