Todos os dias, nossos clientes são impactados por inúmeras mensagens de marcas e organizações que desejam atraí-los com seus produtos ou serviços.

No entanto, a cada dia que passa os consumidores estão aprendendo a ignorar esses métodos de divulgação, principalmente no ambiente digital.

Para que sejamos percebidos, precisamos investir constantemente em nosso posicionamento de marca, rompendo a tal “overdose de comunicação” e falando diretamente com as pessoas que pretendemos atrair.

Mas afinal, o que é posicionamento de marca?

O conceito de “Posicionamento de Marca” surgiu pela primeira vez na década de 1960, quando dois executivos, Jack Trout e Al Ries, escreveram o livro “Positioning: The Battle for Your Mind”.

Basicamente, “Posicionamento de Marca” é o lugar que você deseja ter na mente do seu público-alvo em relação ao diferencial de qualidade, garantia, atendimento, transparência e demais benefícios tangíveis e intangíveis que sua empresa oferta ao mercado.

Por que o posicionamento de marca é tão importante?

1. Cria diferenciação no mercado

Se a sua empresa, produtos ou serviços oferecerem uma proposta única, resolverem uma necessidade não atendida ou proporcionarem uma experiência desejada, o posicionamento da marca ajudará você a se destacar da multidão ao articular como você é diferente.

2. Rompe a desordem do ruído

Uma posição de marca clara permite que você se comunique de maneira eficiente e eficaz e atinja seu público-alvo. Todos os dias, somos bombardeados com mensagens de marketing e vendas em todos os cantos. Todos estão competindo pelo seu tempo e atenção. No meio de todo esse barulho, seu posicionamento de marca rompe a desordem ao falar diretamente com as pessoas que você pretende atrair. Ao invés de gritar para um quarto vazio ou para uma multidão que não se importa com você, sua marca é vista e ouvida claramente.

3. Aumenta as suas vendas

Os consumidores querem decisões fáceis. Eles não querem testar 50 alternativas para encontrar o melhor caminho. Eles querem saber com facilidade e rapidez em quem confiar e o que comprar. Consciente e inconscientemente, o posicionamento da marca desencadeia uma resposta emocional do seu público-alvo. Se os gatilhos certos forem acionados no menor tempo possível, você aumentará a probabilidade dos consumidores escolherem a sua marca para realizarem a compra.

4. Permite uma competição justa em valor (não em preço)

Não importa se sua marca é consumida pelo mercado de massa ou se é um item de luxo limitado, o posicionamento de marca oferece clareza sobre seu valor específico. Seu valor é o que você oferece aos clientes, como ele atende melhor às suas necessidades e como as alternativas oferecidas pelos concorrentes são insuficientes. Sem o posicionamento da marca, você não tem nada de diferente para oferecer, além daquilo que já existe no mercado e seu produto se tornará uma espécie de “commodities”, onde você disputará por preço e não por valor.

5. Alimenta uma tomada de decisão mais eficaz e criativa

Depois de desenvolver a mensagem principal necessária para promover o posicionamento da sua marca, você terá a percepção para tomar decisões mais eficazes ao longo do processo criativo. Posicionamento claro impulsiona a comunicação clara.

Resumindo: o posicionamento é a parte mais importante no processo de construção de uma marca. Ele fornece valor para seus clientes em potencial, dá a eles algo para se interessar e, finalmente, os convencerá a comprar de você.

Caso você esteja com dúvidas sobre como planejar e aplicar as estratégias de posicionamento de marca em sua empresa, me coloco a disposição para lhe ajudar com 1 Hora Grátis de Consultoria em Marketing Digital, basta clicar aqui para solicitar.

Espero que você tenha gostado do conteúdo.

Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *